Carlos de Bayma lança seu Livro “O Menino Incendiário” em Paraíso

Notícias

Arte da capa: Rivaldo Souza (Riva Zero)

 

 

O Escritor, Cantor e Compositor Carlos de Bayma traz o seu livro “O Menino Incendiário” para apreciação dos leitores de Paraíso. A noite de lançamento acontecerá neste sábado dia 04 na Oficina Geral, juntamente ao show “Jardim Suspenso” do cantor e compositor Riva Zero a partir das 21 horas.

O MENINO INCENDIÁRIO

O livro reúne 60 textos escritos para o poeta Zé Gomes (José Gomes Sobrinho), em Palmas, no ano de 2002, com o objetivo de apresentar ao amigo uma panorâmica das nuances e fragmentos das vívidas lembranças e fantasias de um menino crescido nos rincões maranhenses, pois o mesmo Zé havia escrito coisas maravilhosas no prefácio de O Arquipélago, primeiro livro do escritor Carlos de Bayma.

 

Desde cedo a poesia já acompanhava o menino Antônio Carlos, fosse por meio da literatura de cordel, das trovas dos repentistas e cantadores, das folias, do bumba-meu-boi, ou nas canções Spirituals, do disco Cem Ovelhas, do cantor Ozéias de Paula, executadas diariamente na voz local, no caso, na cidade de Lima Campos (MA), e muito dessas texturas, cores e perspectivas são apresentadas no livro.

 

O livro não é uma autobiografia, pois trata os temas e questões de forma lúdica, num flerte com o sonho. No entanto, o seu conteúdo pode ser chamado de verdades poéticas. O Menino Incendiário é uma alusão à obra O Menino Experimental, de Murilo Mendes, um dos poetas prediletos do autor, e também faz referência aos brinquedos de criança.

 

“Despida de pseudo-intelectualismo, a poesia de Carlos de Bayma é multiforme e irisada, também chegando a ser ao mesmo tempo singela e cativante, concebida numa construção textual emaranhadas de bons sentimentos que nos remetem ao passado de uma meninice de boas recordações”, como escreveu o escritor e jornalista Zacarias Martins.

SOBRE O AUTOR

 

Carlos de Bayma é escritor e compositor. Formado em jornalismo, é assessor de imprensa na Unitins. É acadêmico de Artes (UFT). Vocalista e guitarrista da banda praZion!

Já publicou O Arquipélago (poesia, 2003), Acerca da Sorte e Mistério de Curimbã (conto, 2005) e O Menino Incendiário (poesia, 2010).

Tags: , , , , ,

Faça um comentário

Rastreio

Deixe o seu trackback